sábado, 27 de fevereiro de 2010

POEMAS DE BERNADETE SOREANO

POEMAS DE BERNADETE SORIANO




sou o por-do-sol,

as estrelas,

e até o sorriso desdentado de uma velhice feliz.

sou a vida,

a além vida inesperada,

na ifinitura do universo.

sou criança,

anjo azul ou

o raivoso trovão.

sou tudo que querem,

nada que desejam,

sou pimenta ou

doce como mel.

sou traquina,

sou tranquila, como um rio manso,

ou tempestade,quando a vida pede.

destemperada,quando ansiosa por viver,

mansa,velando o sono de uma criança.

guerreira, segurando um fio de esperança,

morna, se tudo está bem.

vivi outrora na mocidade, como tudo ficasse pra amanhã...

hoje, tenho pressa e vivo a cada momento,

tão intenso, como um sol escaldante em tempos de verão-vermelho.

de braços abertos e olhando dentro e fora dessa alma sedenta digo

a mim mesma: sou eu!



--

O olhar interior faz o reconhecimento de si próprio e do entendimento e respostas(atitudes) no que vivencia.

(Bernadete Soriano).





POEMA DE VINICIUS DE MORAES - PELA LUZ DOS OLHOS TEUS

Pela luz dos olhos teus




Quando a luz dos olhos meus

E a luz dos olhos teus

Resolvem se encontrar

Ai que bom que isso é meu Deus

Que frio que me dá o encontro desse olhar

Mas se a luz dos olhos teus

Resiste aos olhos meus só p'ra me provocar

Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar

Meu amor, juro por Deus

Que a luz dos olhos meus já não pode esperar

Quero a luz dos olhos meus

Na luz dos olhos teus sem mais lará-lará

Pela luz dos olhos teus

Eu acho meu amor que só se pode achar

Que a luz dos olhos meus precisa se casar.



Vinícius de Moraes

SONETO DA SEPARAÇÃO

Soneto da separação




De repente do riso fez-se o pranto

Silencioso e branco como a bruma

E das bocas unidas fez-se a espuma

E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento

Que dos olhos desfez a última chama

E da paixão fez-se o pressentimento

E do momento imóvel fez-se o drama.



De repente, não mais que de repente

Fez-se de triste o que se fez amante

E de sozinho o que se fez contente.



Fez-se do amigo próximo o distante

Fez-se da vida uma aventura errante

De repente, não mais que de repente.



Vinícius de Moraes



Adicionar à minha coleçãoNa cole

POEMA DE VINICIUS DE MORAES - SONETO DO AMIGO

Soneto do amigo




Enfim, depois de tanto erro passado

Tantas retaliações, tanto perigo

Eis que ressurge noutro o velho amigo

Nunca perdido, sempre reencontrado.



É bom sentá-lo novamente ao lado

Com olhos que contêm o olhar antigo

Sempre comigo um pouco atribulado

E como sempre singular comigo.



Um bicho igual a mim, simples e humano

Sabendo se mover e comover

E a disfarçar com o meu próprio engano.



O amigo: um ser que a vida não explica

Que só se vai ao ver outro nascer

E o espelho de minha alma multiplica...



Vinicius de Moraes

SONETO DE FIDELIDADE VINICIUS DE MORAES

Soneto de Fidelidade




De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.



Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento



E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama



Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.



Vinícius de Moraes

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

COLO COLO 1979

COLO COLO 1979 - BAHIA 2 COLO COLO 1 - 1979

O Bahia estava em campo com alguns jogadores de excelente nível técnico como Douglas, Osni e Jésum. O jogo foi bastante equilibrado, mas o Bahia acabou ganhando o jogo por 2 a 1 .
Marcos Bandeira, à época com apenas 18 anos,  era o ponta esquerda do colo colo. Ele havia sido  campeão e artilheiro do campeonato de futebol juvenil de Ilhéus no ano de 1978,  e o Colo Colo, através de seu presidente de saudosa memória, Guerrinha, demonstou interesse em contratá-lo. Marcos Bandeira, havia acabado de passar no vestibular de Direito e , diferentemente dos demais atletas, apenas exigiu que o Colo Colo lhe fornecesse todos os livros constante da bibliografia do curso de Direito, no sentido de assinar contrato com o Colo Colo. Assim aconteceu. O velho Guerreira - Guerrinha - comprou todos os livros do curso de Direito( eram bastante caros á época) e entregou a Marcos Bandeira, que só assim assinou contrato com o Colo Colo. Alguns atletas chamaram Marcos Bandeira de tolo, pois poderia ter pedido dinheiro, terreno ou qualquer outro bem, mas pedira apenas "livros". Infelizmente, esses atletas não entendiam ainda que o futebol é cíclico e que temos que nos planejar para o futuro, olhando longe no horizonte. No Colo Colo , Marcos Bandeira acabou descobrindo sua verdadeira posição - meia esquerda - , onde se notabilizou, consagrando-se na Seleção Ilheense, onde foi titular absoluto durante quase quatro anos. Na verdade, foi o saudoso Mundinho quem o escalou pela primeira vez como meia esquerda.
O time do Colo Colo acima tem a seguinte formação:  em Pé - Marcos Paiva, Bolão, Baracat, Dieloy, Silvio Kruschevsky, Chocha, Nilton Lima(prefeito de Ilhéus), Guerrinha; agachados: Gel, Bebeto, Fuminho, Saul Barbosa(cantor)Paulo, Jorge Tito e Marcos Bandeira.

SELEÇÃO ILHEENSE COMEMORA TÍTULO HISTÓRICO

SELEÇÃO ILHEENSE COMEMORA TÍTULO HISTÓRICO

No próximo Sábado, dia 10 de dezembro do corrente ano, os veteranos que participaram do escrete ilheense que conquistou o título de campeão intermunicipal de 1980 voltarão a se encontrar para celebrar 25 anos da memorável conquista. Naquele ano, a equipe só perdeu o primeiro jogo para Vitória da Conquista fora dos seus domínios pelo placar de 1 x 0, entretanto, no jogo de volta, retribuiu com juros e correção monetária, jogando um futebol arrasador e aplicando uma goleada de 3 x 0 no selecionado conquistense no Mário Pessoa.O primeiro jogo da final foi realizado no Estádio Mário Pessoa e ilhéus ganhou pelo placar de 2 x 1. A equipe titular que jogou a finalíssima em Senhor do Bonfim e que empatou com o selecionado local de “Bobô e cia” jogou com Bico de Pato, Henrique Lampião, Urubu, Armando e Marcos Garcia, Sérgio Bico Duro, Paulinho Verdinho e Marcos Bandeira, Jorge Amarelinho, Dicó e Mário Sérgio. Jogaram ainda Néry e Fuminho. Faziam parte do escrete daquele ano, Paulo Cuminho, Rany, Plácido, Canário, Feijão, Ivo Badaró, Foca, Zé de Madá e outros atletas. Alguns jogadores fizeram parte da história do selecionado ilheense, como Abreu, Marcel, Dilton, Josias, Pitu, Leninho e outros craques.

O jogo começou equilibrado, mas logo aos 15 minutos do primeiro tempo Bobô fez 1 x 0. O Selecionado ilheense teve algumas oportunidades no primeiro tempo, mas não conseguiu converter em gols. No intervalo, devido a fumaça provocada pelos fogos e o barulho ensurdecedor provocado pela torcida adversária que tomava literalmente as arquibancadas do Estádio, os jogadores não desceram para o vestiário, preferindo permanecer no meio de campo, dentre eles, Urubu, Jorge Amarelinho, Marcos Bandeira e Mário Sérgio tentavam reanimar o grupo e mostrar o caminho mais perto para conseguir o empate. Começou o segundo tempo e o time ilheense dominou inteiramente o jogo, colocando a bola no chão e saindo seguro, nos lançamentos e enfiadas do meia esquerda Marcos Bandeira para Mário Sérgio e Jorge Amarelinho, surgindo diversas oportunidades que foram desperdiçadas. O gol era questão de tempo. Aproximadamente aos 25 minutos do segundo tempo, Marcos Garcia dividiu uma bola na esquerda e a bola sobrou para o zagueiro Urubu, que caprichosamente colocou a bola no fundo das redes do goleiro de Senhor do Bonfim, empatando o jogo. Ilhéus perdeu várias oportunidades com Marcos Bandeira, Dicó e Jorge Amarelinho. Já no Finalzinho do jogo jogaram uma bomba atrás do gol de Bico de Pato, e Bobô aproveitando uma oportunidade deu uma tamancada de fora da área , obrigando Bico de Pato a fazer uma ponte no meio da fumaça provocada pelos fogos e descer com a bola grudada no corpo. Ali, naquele lance ,sentimos que éramos campeões. Assim que o árbitro Manoel Serapião Filho apitou o final do jogo, os jogadores do escrete ilheense não se contiveram em lágrimas. Ilhéus, depois de 1966, voltava a ser campeão intermunicipal de futebol.

A chegada em Ilhéus foi triunfal, após 12 horas de viagem. Os operários das fábricas do Distrito Industrial pararam as suas atividades para recepcionar a seleção nos alambrados , batendo palmas e soltando fogos, saudando o ônibus que conduzia os jogadores da seleção, no momento de muita emoção. A Cidade parou. Algumas lojas fecharam e o Prefeito recebeu a delegação, levando uma verdadeira multidão para o centro da cidade para comemorar o título. O presidente da Liga Ilheense, Edval Moura, era um verdadeiro líder e soube aglutinar o grupo junto com Jadon Ribeiro. O técnico era Domingos Brito, o popular “Pelé” que, embora não tivesse grandes dificuldades para escalar o time, soube conduzir o grupo até a final com seriedade e compromisso. Luiz Massagista, com o seu senso de profissionalismo, completava o grupo.

Alguns desses atletas que ajudaram a escrever um pouco a história do futebol ilheense voltaramm a se encontrar no campo para festejar merecidamente o memorável título, obtido com muito suor, talento e união de um grupo maravilhoso e que ficará para sempre na história do futebol ilheense e na memória do torcedor ilheense.



MARCOS BANDEIRA



terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

FRASES DE NORBERTO BOBBIO

 FRASES DE NORBERTO BOBBIO
“Não se trata de saber quais e quantos são estes direitos, qual é a natureza e seus fundamentos, se são direitos naturais ou históricos, absolutos ou relativos, mais sim qual é o modo mais seguro para garanti-los, para impedir que, apesar das solenes declarações, eles sejam continuamente violados.”

Direitos do homem, democracia e paz são três momentos
necessários do mesmo movimento histórico: sem direitos do
homem reconhecidos e protegidos, não há democracia e sem
democracia, não existem condições mínimas para a solução
pacífica dos conflitos.
 
A democracia é a sociedade dos cidadãos, e os súditos só se
tornam cidadãos quando lhe são reconhecidos alguns direitos
fundamentais.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

PORTARIA DISCIPLINANDO VIAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA O EXTERIOR

PORTARIA Nº




O Bel. MARCOS ANTONIO SANTOS BANDEIRA, Juiz de Direito Titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Itabuna, no uso de uma de suas atribuições legais, e

CONSIDERANDO o que dispõe a Resolução de nº 51, de 25 de março de 2008, alterada pela Resolução nº 55, de 31 de maior de 2008, do Conselho Nacional de Justiça, que disciplina a concessão de autorização de viagem para o exterior de crianças e adolescentes,

RESOLVE:

Art. 1º - A autorização judicial para que crianças e adolescentes viajem para o exterior será dispensada nos seguintes casos:

I – Se a criança ou adolescente estiver sozinho ou em companhia de terceiros maiores e capazes, desde que autorizados por ambos os genitores, ou por seu tutor ou guardião mediante documento com firma reconhecida;

II – Se a criança ou adolescente estiver na companhia de um dos genitores com a autorização do outro;

III – Se a criança ou adolescente estiver sozinho ou em companhia de terceiros maiores e capazes, quando estiverem retornando para a sua residência no exterior, desde que autorizados por seus pais ou responsáveis, residentes no exterior, mediante documento autêntico.

Parágrafo único. Para os fins do disposto neste artigo, entende-se por responsável pela criança ou adolescente aquele que detiver a sua guarda judicial ou tutela.

Art. 2º . A autorização judicial só será exigível quando a criança ou adolescente estiver em companhia de um dos genitores ou responsáveis, e o outro genitor estiver em lugar incerto e não sabido, ou se recuse a dar a devida autorização.

Art. 3º . O documento de autorização mencionado no artigo 1º, além de ter firma reconhecida, deverá conter fotografia da criança ou adolescente e será elaborado em duas vias, sendo que uma deverá ser retida pelo agente de fiscalização da Polícia Federal no momento do embarque, e a outra deverá permanecer com a criança ou adolescente, ou com terceiro maior e capaz que o esteja acompanhando na viagem.

Parágrafo Único. O documento de autorização deverá conter prazo de validade , a ser fixado pelos genitores ou responsáveis.

Art. 4º. Ao documento de autorização a ser retido pela Polícia Federal deverá ser anexada cópia de documentos de identificação da criança ou adolescente, ou do termo de guarda , ou de tutela.

Art. 5º Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Publique-se, Registre e Cumpra-se, remetendo-se cópia para a Corregedoria Geral de Justiça das Comarcas do interior, para os devidos fins.

Itabuna-BA, 26 de fevereiro de 2009.



BEL. MARCOS ANTONIO S BANDEIRA

JUIZ DE DIREITO

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

POEMA DE FERNANDO PESSOA

D. SEBASTIÃO, REI DE PORTUGAL

Louco, sim, louco, porque quis grandeza
Qual a sorte a não dá
Não coube em mim minha certeza
Por isso onde o areal está
Ficou meu ser que houve , não o que há

Minha loucura, outros que me a tomem
Com o que nela ia.
Sem a loucura que é o homem
Mais que a besta sadia,
Cadáver adiado que procria?

Fernando Pessoa

domingo, 14 de fevereiro de 2010

ITABUNA E ILHÉUS DOS MEUS SONHOS

ITABUNA E ILHÉUS DOS MEUS SONHOS





Encontrava-me sozinho e sentado num banco do jardim da Catedral São José. O barulho dos carros que passavam era abafado pelos cantos dos passarinhos que ocupavam as árvores do jardim e dos gritos das crianças que brincavam no parque, e eu, absorto, estava ali embasbacado e perplexo, sem querer acreditar no que estava presenciando.

Itabuna, com a sua vocação de grandeza, finalmente se tornou uma média metrópole, repleta de arranha céus e viadutos. A entrada da cidade, para quem vem de Ilhéus, foi totalmente urbanizada com um projeto arrojado e moderno, que mudou completamente o sistema viário da cidade. Acabaram-se os engarrafamentos. Logo à esquerda, antes de chegar ao posto de gasolina, ergue-se um bonito viaduto, que leva ao Bairro de São Caetano; um pouco mais na frente, outro viaduto que atravessava toda a cidade, cortado por outros caminhos alternativos. Foram construídas mais duas pontes e a cidade cresceu em direção ao bairro Jorge Amado. Também foram construídos alguns estacionamentos subterrâneos e a Avenida Centenário se transformou num grande calçadão arborizado e com vários espaços alternativos para encontros de empresários, amigos e namorados. O Rio Cachoeira, finalmente, foi despoluído e todos os esgotos e detritos foram retirados de suas margens. Um convênio, envolvendo as prefeituras banhadas pelo Rio, ONGs, a UESC e com o suporte dos Governos Estadual e Federal, propiciou, não só a recuperação do leito do rio, com a construção de um grande represa, como também, e foi o que mais me chamou a atenção: a construção de um projeto moderno de engenharia, permitindo navegação de barcos pequenos entre Itabuna e Ilhéus. As pessoas voltaram a pescar e a banhar-se no Rio Cachoeira. O shoping Jequitibá cresceu verticalmente, erguendo-se mais um pavimento e surgia um outro shoping, nas imediações do antigo supermercado Messias, bem maior do que o Shoping Jequitibá e com o designer similar ao do Salvador Shoping. O parque industrial já conta com muitas fábricas novas, principalmente de chocolates finos, o que contribuiu para dar um incremento à lavoura do cacau e tornar mais acessível o tablete de chocolate para o consumidor local. Todas as repartições escolares e empresas trocaram o “cafezinho” pelo chocolate.

Agora já podia ouvir nitidamente o som do trio elétrico puxado por Cocó do Lordão. Era o povo nas ruas comemorando o primeiro título do Itabuna, campeão baiano de profissionais. A federação mudou a sua filosofia de só enxergar Bahia e Vitória, e resolveu investir no fortalecimento das equipes do interior, dando suporte financeiro e criando diversas competições interessantes durante todo o ano. Agora, no interior, havia três equipe campeãs – Fluminense de Feira em 1969, Colo-Colo em 2006 e o Itabuna Esporte Clube.

Itabuna também se transformou numa cidade universitária e cultural, com o funcionamento de várias universidades particulares e, agora, a Universidade Federal, que abrigava, em sua maioria, alunos procedentes da região cacaueira e oriundos de colégios públicos. Foram inaugurados o Teatro e o Centro de Convenções de Itabuna, com eventos interessantes durante todo o ano. O Bairro de Ferradas foi transformado completamente com a construção do Museu Jorge Amado, um imponente prédio construído no local onde ele nasceu, visitado diariamente, principalmente, por turistas estrangeiros, ávidos por conhecer a história de um dos maiores escritores do Brasil. As ruas de Ferradas se transformaram em lojas, principalmente, de artesanato, à semelhança de algumas ruas de Itacaré. Várias crianças serviam de guias e conduziam os turistas para um passeio nas trilhas ecológicas de algumas fazendas de cacau, onde os turistas se maravilhavam com a Mata Atlântica, toda preservada e banhada por rios e cachoeiras. Até um aeroporto foi construído nas proximidades do Bairro Jorge Amado, onde pousam normalmente aeronaves 737 da TAM e da Gol.

Todos os canais e valas abertas na cidade foram fechadas e cobertas por jardins suspensos e modernos. Finalmente, a polícia mudou sua estratégia de ação; passou a ser polícia de inteligência e se aproximou mais da comunidade, acabando com a epidemia do “crack”, o que só foi possível com um trabalho de rede articulado com vários atores – Justiça, Ministério da Saúde, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos , organizações não-governamentias e a Prefeitura, que criou várias clínicas de tratamento de crianças, adolescente e jovens drogados, com equipe interdisciplinar. Todos os bairros periféricos ganharam área de lazer e esportes, a polícia monitora todo o bairro com o auxílio dos moradores. O Governo implementou políticas públicas nos bairros da cidade e intensificou o programa de emprego e renda. O número de homicídios, furtos e assaltos caiu absurdamente, e as pessoas já andam tranquilamente pelas ruas. O Governo já pensa em reduzir o Presídio, pois a média de presos não ultrapassa 40 por mês e a lotação foi projetada para 440 custodiados, já que implica em gastos para o Estado, muito embora o preso se autosustente, pois há todo um trabalho de ressocialização, com a inserção em escolas e oficinas profissionalizantes, e todo o acompanhamento do egresso até que consiga novamente ingressar no mercado de trabalho, o que não é muito difícil, já que ele é muito bem preparado quando se encontra cumprindo pena. Itabuna, que alguns atrás ficara no topo das cidades mais vulneráveis com relação aos direitos dos jovens, tornou-se a cidade menos vulnerável com relação aos direitos de crianças, adolescentes e jovens, ficando mais humanizada com a criação de ciclovias no seu projeto de urbanização, fazendo com que as pessoas preferissem se deslocar ao seu trabalho de bicicleta, o que é mais salutar. A Catedral de São José foi mais uma vez reformada e ficou mais bonita, pois finalmente resolveram colocar o padroeiro São José para dentro do Templo.

Era difícil acreditar que tudo isso havia mudado em tão pouco tempo aqui em Itabuna, e resolvi então me deslocar com o meu veículo até Ilhéus, para saber se a cidade de São Jorge decolou ou se ainda continuava naquele marasmo de sempre. Logo ao sair de Itabuna, percebi que algo havia mudado, havia algo novo sobre o sol, pois estava dirigindo em mão única. Finalmente duplicaram a rodovia Jorge Amado, ornamentada com várias árvores de diferentes cores, e haviam vários empreendimentos entre Ilhéus e Itabuna, o que tornava dificil saber ao certo onde começava Ilhéus e iniciava Itabuna. Vários restaurantes e hotéis nas estradas, lojas de departamento, como Carrefour, Extra, Macro e alguns campus universitários. Resolvi entrar na UESC. Cresceu muito, parecia uma cidade. As salas de aulas já possuíam isolamento acústico e com toda a estrutura de áudio e vídeo, e o curso de Direito finalmente passou a oferecer o mestrado e doutorado. A Universidade continua com um bom conceito junto ao MEC.

Antes de chegar à Ponte que dá acesso a Ilhéus, vejo que foi criado um grande anel rodoviário, ligando à praia do Norte e também à parte da praia do Sul, tendo sido construída uma ponte no bairro Teotônio Vilela, que se transformou num dos bairros mais tranquilos de Ilhéus. O engarrafamento em Ilhéus também acabou, pois os carros, em sua maioria, não passavam pelo Centro da cidade, e as pessoas utilizavam muito a ciclovia. Também foram criados vários espaços para estacionamento.

Criou-se um magnífico Centro Administrativo e o Palácio Paranaguá se transformou num dos mais visitados museus da cidade, inclusive com um acervo riquíssimo somente sobre a história do esporte ilheense. O Estádio Mário Pessoa foi implodido e foi construído, em seu lugar, um grande Shoping Center, com numerosas lojas de departamento, tendo até academia de ginástica.

As ruínas dos armazéns situados nas proximidades do antigo terminal de ônibus deram lugar a um conglomerado de lojas, restaurantes, hotéis e espaço para encontros e para se ouvir a boa música. Parece até o porto Madeiro, da Argentina, só que aqui ele fica junto ao mar, e lá á margem do Rio de la Plata. Resolvi passar na Dois de Julho e vi muitos restaurante abertos, e ouvi, vindod de lá, voz e violão. Ao passar pelo Cristo, todo modificado e com um projeto moderno de jardins e bares, vi a nova ponte que sai da Rua Treze de Maio, no Pontal, e se integra a Avenida Soares Lopes, que se transformou numa nova Atalaia, com vários calçadões em direção ao mar, lojas de artesanato, restaurantes, parques de diversão, espaços para crianças. A Academia de Letras de Ilhéus tem, no seu átrio, algumas estátuas de vários homens que ajudaram a escrever a história de Ilhéus. E o que parecia impossível, agora era realidade: construiu-se um grande shoping nos moldes do Shoping Salvador, com várias lojas de departamento , cinemas, praças de alimentação e um restaurante panorâmico de frente para o mar. Uma beleza. A Avenida continua sendo o metro quadrado mais caro da cidade, só que agora ainda mais valorizado.

O Aeroporto Internacional é uma realidade, com voos diários para Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto alegre, além de Buenos Aires, Espanha, Itália e Portugal. A ferrovia leste-oeste é um sucesso e não houve grande dano ambiental, pois prevaleceu o princípio do desenvolvimento sustentável, sendo preservadas áreas extensas de reserva da Mata Atlântica. O porto novo multiplicou o seu movimento e se transformou numa grande alavanca para o progresso da cidade, com a criação de várias frentes de trabalho. O Comércio de Ilhéus cresceu assustadoramente e a segurança na cidade melhorou sensivelmente com o decréscimo do número de crimes, principalmente homicídio e roubos.

O colo-colo começou a respirar ares de democracia e vários presidentes se revezavam no cargo, numa alternância salutar do poder. Foi feito um alto investimento na divisão de base, com a participação de várias empresas, criando-se o CT, onde muitos talentos foram revelados, alguns até vendidos para o exterior por verdadeiras fábulas em dinheiro, o que transformou o Colo-Colo autosustentável, uma grande empresa, que independe totalmente da Prefeitura. O resultado é que o time já está disputando a segunda divisão e já almeja participar da elite do futebol brasileiro no próximo ano, contratando três ou quatro jogadores mais experientes. O Governo do Estado inaugurou nas imediações do Banco da Vitória, um excelente Estádio de futebol, com todas as recomendações da FIFA e com capacidade para 35 mil pessoas. O antigo Porto se transformou num estaleiro de embarcações grandes e numa estação de embarque e desembarque de cruzeiros marítimos, que continuam trazendo muitos turistas para Ilhéus, atraídos pelo grandioso patrimônio histórico, pelos diversos encantos e opções proporcionados pela cidade, toda limpa e bonita, e pelas praias maravilhosas. Um paraíso a espera do felizardo explorador. O Centro de Convenções e o Teatro de Ilhéus não têm recesso e os eventos estão agendados para todo o ano. O crack foi combatido, da mesma forma que aconteceu em Itabuna, e as pessoas já andam nas ruas à noite, tranquilas e sem camisa. Algumas chegam até a dormir com a porta aberta.

Estava ainda focado na entrevista do Caboclo Alencar ao Jô Soares, falando da sua filosofia de vida e revelando o segredo da sua famosa “batida” oferecida no seu ABC do Caboclo, ponto de poetas, intelectuais e toda a sociedade itabunense, quando ele dizia a JÔ que o “estabelecimento dele era como os grandes estabelecimentos do Brasil, como o Banco do Brasil, Universidades, pois tinha uma hora para abrir e uma hora certa para fechar o expediente. Tomei conhecimento do tempo. O programa do Jô estava começando mais cedo. Eram exatamente, 21h15min do dia 24 de janeiro de 2016. Meu aniversário. Estava completando 55 anos de idade e já estava aposentado. O Brasil ganhara mais um título mundial na copa de 2014. A Ponte Salvador- Itaparica era uma realidade, e o metrô de Salvador finalmente já funcionava bem e já fazia um percurso bem maior do que aquele traçado no projeto original.

Logo após essas palavras ditas pelo caboclo Alencar na televisão, senti uma frieza nas pernas. Era uma enorme onda que acabava de me acordar. Pensei até que era um tsunami, mas era apenas uma onda do mar de Ilhéus. Estava descansando nas maravilhosas praias do Cururupe e foi duro quando descobri que tudo não passou de um sonho, um grande sonho.Que pena! Era apenas um sonho. Ainda bem que eu ainda estava me deliciando nas belíssimas praia de areias finas, piscinas naturais, ornamentadas com coqueirais e aquela brisa, que sempre traz a serenidade e a inspiração. Isso, pelo menos, ainda é uma doce realidade.

Marcos Bandeira





POESIA DE ANTONIO MACHADO(CAMINHANTE)

In; Machado, Antonio. Poesías completas. 14ª ed. Madri - Espasa-? Calpe 1973. p. 158 "Proverbios y cantares".

Caminhante, são teus rastos

o caminho, e nada mais;

caminhante, não há caminho,

faz-se caminho ao andar.

Ao andar faz-se o caminho,

e ao olhar-se para trás

vê-se a senda que jamais

se há-de voltar a pisar.

Caminhante, não há caminho,

somente sulcos no mar.



Caminante, son tus huellas

el camino y nada más;

Caminante, no hay camino,

se hace camino al andar.

Al andar se hace el camino,

y al volver la vista atrás

se ve la senda que nunca

se ha de volver a pisar.

Caminante no hay camino

sino estelas en la mar.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

PORTARIA Nº






O BEL. MARCOS ANTONIO SANTOS BANDEIRA, JUIZ DE DIREITO TITULAR DA VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DA COMARCA DE ITABUNA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, especialmente a contida no art. 149, I , “c” do ECA, e



CONSIDERANDO o grande número de crianças e adolescentes que são exploradas pelos próprios pais ou responsáveis que os empurram para as ruas, no sentido de despertar a misericórdia e a sensibilidade das pessoas, na venda de produtos diversos;

CONSIDERANDO que tem aumentado consideravelmente o número de crianças e adolescente vendendo produtos, principalmente, em bares e restaurantes, no período noturno;

CONSIDERANDO que essa prática caracteriza exploração do trabalho infanto-juvenil;

CONSIDERANDO que é proibido o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos, nos termos do art. 7º, XXXIII da CF e art. 60 do ECA,;

CONSIDERANDO que é dever do Estado, da família e da sociedade combater qualquer forma de violação dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente, o trabalho infantil, inclusive, denunciando aos órgãos competentes, como o Ministério Público do Trabalho e a Vara da Infância e Juventude desta Comarca,

RESOLVE:

1º) Proibir que os proprietários de boites, bares, restaurantes e congêneres utilizem menores de 18 anos em qualquer atividade laboral, no período noturno;

2º) Proibir a entrada e permanência de menores de 18 anos em bares, boites, restaurantes e congêneres, para a exposição e venda de qualquer produto, ficando o proprietário ou responsável pelo estabelecimento sujeito as cominações previstas em lei, inclusive multa e interdição do estabelecimento em caso de reincidência, nos termos do art. 258 do ECA;



3º) Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.


.

                                                Itabuna-BA, 15 de fevereiro de 2008

BEL.MARCOS ANTONIO S BANDEIRA

JUIZ DE DIREITO DA VIJ

POEMAS DE PABLO NERUDA

Tina Modotti hermana


no duermes no, no duermes

talvez tu corazon

oye crecer la rosa

de ayer la ultima rosa

de ayer la nueva osa

descansa dulcemente hermana

Puro es tu dulce nombre

pure es tu fragil vida

de abeja sombra fuego

nieve silencio espuma

de acero linea polen

se construyo tu ferrea

tu delgada estructura »

(Pablo Neruda, epitaffio dedicato a Tina Modotti)
Tina Modotti hermana


no duermes no, no duermes

talvez tu corazon

oye crecer la rosa

de ayer la ultima rosa

de ayer la nueva osa

descansa dulcemente hermana

Puro es tu dulce nombre

pure es tu fragil vida

de abeja sombra fuego

nieve silencio espuma

de acero linea polen

se construyo tu ferrea

tu delgada estructura »

(Pablo Neruda, epitaffio dedicato a Tina Modotti)

PORTARIA PROIBINDO ADOLESCENTES EM DIRIGIR VEÍCULO

PORTARIA Nº.......



O BEL. MARCOS ANTONIO SANTOS BANDEIRA, Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Itabuna, no uso de suas atribuições legais, especialmente a prevista no art .4º,18 e § 2º do art. 149, todos da da Lei nº 8.069/90, e

CONSIDERANDO que é do conhecimento público a indevida condução de veículos automotores por adolescentes pelas vias da cidade de Itabuna, inclusive, com o ingrediente da ingestão de bebidas alcoólicas, expondo a risco à sua própria integridade física e também a das pessoas em geral;

CONSIDERANDO que é comum nesta cidade a prática estúpida do “racha” envolvendo, principalmente, adolescentes, com conseqüências danosas para muitas famílias que sofreram a perda de entes queridos ou que lutam pela recuperação de seus filhos lesionados gravemente;

CONSIDERANDO que devem as autoridades zelar pelo respeito da inviolabilidade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, propiciando as condições para afastar qualquer situação fática que o exponha a perigo;



CONSIDERANDO que constitui ato infracional “dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir ou habilitação...ou permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada...ou, ainda a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzí-lo com segurança”, nos termos dos arts. 309 e 310 da Lei nº 9.503/97, com as alterações subseqüentes da lei nº 9.602/98;



CONSIDERANDO que ato infracional é toda conduta comissiva ou omissiva descrita como crime ou contravenção penal, nos termos do art. 103 da Lei nº 8.069/90, e que o adolescente apreendido em flagrante de ato infracional será, desde logo, encaminhado à autoridade policial para as providências especificadas nos arts. 171 usque 180 da Lei nº 8.069/90;

CONSIDERANDO que a omissão dos pais em relação aos filhos menores, no que tange aos esclarecimentos pedagógicos para a utilização de veículos automotor em vias públicas ou mesmo à sua invigilância ou aquiescência em entregar veículos automotores para menores, pode configurar descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar ou decorrentes da tutela ou guarda, ensejando assim a aplicação de multa pela prática de infração administrativa descrita no art. 249 da Lei nº 8.069/90,



RESOLVE:



1) Recomendar as autoridades competentes – Coordenador da Polícia Civil, Comandante da Polícia Militar e Chefe do Detran – que determine aos seus respectivos membros, no exercício da função, que uma vez constatada a ocorrência de criança ou adolescente – jovens menores de 18 anos – conduzindo veículo automotor, em via pública , sejam adotadas as medidas previstas no ECA, notadamente a apreensão do infrator e do veículo, encaminhando-se o procedimento para o Promotor da Vara da Infância e Juventude desta Comarca, comunicando-se o fato imediatamente ao Juiz da Vara da Infância e Juventude desta Comarca;

2) O adolescente apreendido em flagrante deverá ser conduzido para a Delegacia de Polícia, devendo a autoridade policial lavrar o “Auto de Apreensão” ou boletim circunstanciado, informando ao adolescente e aos seus pais ou responsável todos os seus direitos e prerrogativas;

3) Os pais ou responsáveis pelo adolescente infrator deverão ser comunicados imediatamente, devendo a autoridade policial em caso de liberação do adolescente, elaborar o termo de compromisso e responsabilidade de apresentar-se juntamente com os pais ou responsáveis ao Ministério Público imediatamente;

4) A autoridade policial deverá apurar a responsabilidade criminal dos pais ou responsáveis e do proprietário ou possuidor do veículo pela prática eventual dos delitos descritos nos arts. 309 e 310 da Lei nº 9.503/97, caso haja indícios de autoria;

5) A autoridade de trânsito deverá apurar a eventual infração administrativa atribuída aos pais ou responsável e aplicar as sanções cabíveis, nos termos da lei;



6) Finalmente recomendo ao Sr. Secretário de Educação do Município de Itabuna, bem como o Sr. Coordenador da DIREC que promova , através dos professores, campanha educativa e de conscientização nas escolas, no sentido de orientar crianças e adolescentes dos riscos trazidos pela condução inabilitada de veículo automotor, devendo-se promover a mais ampla divulgação, inclusive pelos órgãos da imprensa.



Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Afixe-se a presente Portaria no lugar de costume, remeta-se cópia para a Corregedoria Geral de Justiça e dê-se a mais ampla publicidade através dos meios de comunicação.



Itabuna-BA, 30 de setembro de 2004.



BEL. MARCOS ANTONIO S BANDEIRA

JUIZ DE DIREITO

FRASES DE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

Antoine de Saint-Exupéry

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry filho do conde e condessa de Foscolombe (29 de junho de 1900, Lyon - 31 de julho de 1944) foi escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial.


Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direcção.

Antoine de Saint-Exupéry


Se tu vens às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz.

Antoine de Saint-Exupèry


Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível para os olhos.

Antoine de Saint-Exupéry


Não confundas o amor com o delírio da posse, que acarreta os piores sofrimentos. Porque, contrariamente à opinião comum, o amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, esse é que faz sofrer. (...) Eu sei assim reconhecer aquele que ama verdadeiramente: é que ele não pode ser prejudicado. O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.

Antoine de Saint-Exupéry


A RAPOSA E O PRÍNCIPE

E foi então que apareceu a raposa:

__Bom dia,disse a raposa.

__Bom dia,respondeu polidamente o principezinho,que se voltou,mas não viu nada.

Eu estou aqui,disse a voz,debaixo da macieira...

__Quem és tu?perguntou o principezinho.Tu és bem bonita...

__Sou uma raposa,disse a raposa.

__Vem brincar comigo,propôs o principezinho.Estou tão triste...

__Eu não posso brincar contigo,disse a raposa.Não me cativaram ainda.

__Ah!desculpa,disse o principezinho.Após uma reflexão,acrescentou:

__Que quer dizer "cativar"?

__Tu não és daqui,disse a raposa.Que procuras?

__Procuro os homens,disse o principezinho.Que quer dizer "cativar"?

__Os homens,disse a raposa,têm fuzis e caçam.É bemincômodo!Criam galinhas também.

É a única coisa interessante que eles fazem.Tu procuras galinhas?

__Não,disse o principezinho.Eu procuro amigos.Que quer dizer "cativar"?

__É uma coisa muito esquecida,disse a raposa.Significa "criar laços...".

__Criar laços?

__Exatamente,disse a raposa.Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual

a cem mil outros garotos.E eu não tenho necessidade de ti.E tu não tens necessidade de mim.

Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas.

Mas se tu me cativas,nós teremos necessidade um do outro.Serás para mim único no mundo.

E eu serei para ti única no mundo...

__Começo a compreender,disse o principezinho...Existe uma flor...eu creio que ela me cativou...

__É possível,disse a raposa.Vê-se tanta coisa na Terra...

__Oh!não foi na Terra,disse o principezinho.

A raposa pareceu intrigada:

__Num outro planeta?

__Sim.

__Há caçadores nesse planeta?

__Não.

__Que bom.E galinhas?

__Também não.

__Nada é perfeito,suspirou a raposa.

Mas a raposa voltou à sua idéia:

__Minha vida é monótona.Eu caço galinhas e os homens me caçam.Todas as galinhas se parecem

e todos os homens se parecem também.E por isso me aborreço um pouco.Mas se tu me cativas,

minha vida será como que cheia de sol.Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros.

Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra.O teu me chamará para fora da toca,como se fosse música.

E depois,olha!Vês lá longe,os campos de trigo?Eu não como pão.O trigo para mim é inútil.Os campos de

trigo não me lembram coisa alguma.E isso é triste!Mas tu tens cabelos cor de ouro.Então será maravilhoso

quando me tiveres cativado.O trigo,que é dourado,fará lembrar-me de ti.E eu amarei o barulho do vento no trigo...

A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:

__Por favor...cativa-me!disse ela.

__Bem quisera,disse o principezinho,mas eu não tenho muito tempo.Tenho amigos a descobrir e muitas coisas

a conhecer.

__A gente só conhece bem as coisas que cativou,disse a raposa.Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa

alguma.Compram tudo prontinho nas lojas.Mas como não existem lojas de amigos,os homens não têm mais

amigos.Se tu queres um amigo,cativa-me!

__Que é preciso fazer?perguntou o principezinho.

__É preciso ser paciente,respondeu a raposa.Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim,assim,na relva.Eu te olharei

para o canto do olho e tu não dirás nada.A linguagem é uma fonte de mal-entendidos.Mas,cada dia,te sentarás mais perto...

No dia seguinte o principezinho voltou.

__Teria sido melhor voltares à mesma hora,disse a raposa.Se tu vens,por exemplo,às quatro da tarde,desde às três eu

começarei a ser feliz.Quanto mais a hora for chegando,mais eu me sentirei feliz.Às quatro horas então,estarei inquieta

e agitada:descobrirei o preço da felicidade!

Antoine de Saint-Exupèry


Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

Antoine de Saint-Exupery

O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo.

Antoine de Saint-Exupéry


As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam d pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém... Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto... e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!

Antoine de Saint-Exupèry


Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

"Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderiaautores


Antoine de Saint-Exupéry



O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo.

Antoine de Saint-Exupéry

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry


"Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia

ser achado numa só rosa."

Antoine de Saint-Exupéry


"Não confundas o amor com o delírio da posse, que acarreta os piores sofrimentos. Porque, contrariamente à opinião comum, o amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, esse é que faz sofrer."

Antoine de Saint-Exupèry


Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única, e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito; mas não há os que não levam nada. Há os que deixam muito; mas não há os que não deixam nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente que nada é ao acaso.

(Antoine De Saint-Exupery)



Há vitórias que exaltam, outras que corrompem; derrotas que matam, outras que despertam.

Antoine de Saint-Exupéry


O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.

Antoine de Saint-Exupèry


as pessoas que passam por nós não vão sós deixam um pouco de si e levam um pouco de nós.

antoine de saint-exupéry


Os olhos são cegos. É preciso ver com o coração...

Antoine de Saint-Exupèry


Mulher: a mais nua das carnes vivas e aquela cujo brilho é o mais suave.

Antoine de Saint-Exupéry


Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo.

Antoine de Saint-Exupéry


As pessoas crescidas têm sempre necessidade de explicações... Nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações.

Antoine de Saint-Exupéry


Os homens compram tudo pronto nas lojas... Mas como não há lojas de amigos, os homens não têm amigos.

Antoine de Saint-Exupéry


Não há uma fatalidade exterior. Mas existe uma fatalidade interior: há sempre um minuto em que nos descobrimos vulneráveis; então, os erros atraem-nos como uma vertigem.

Antoine de Saint-Exupéry



A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste.

Antoine de Saint-Exupéry
 
"Não confundas o amor com o delírio da posse, que acarreta os piores sofrimentos. Porque, contrariamente à opinião comum, o amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, esse é que faz sofrer."

Antoine de Saint-Exupèry




O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.

Antoine de Saint-Exupèry



As pessoas que passam por nós não vão sós deixam um pouco de si e levam um pouco de nós.

antoine de saint-exupéry


Os olhos são cegos. É preciso ver com o coração...

Antoine de Saint-Exupèry

Mulher: a mais nua das carnes vivas e aquela cujo brilho é o mais suave.

Antoine de Saint-Exupéry


Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo.

Antoine de Saint-Exupéry


As pessoas crescidas têm sempre necessidade de explicações... Nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações.

Antoine de Saint-Exupéry


" As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém... Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto... e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!"

Antoine de Saint-Exupéry


Não há uma fatalidade exterior. Mas existe uma fatalidade interior: há sempre um minuto em que nos descobrimos vulneráveis; então, os erros atraem-nos como uma vertigem.

Antoine de Saint-Exupéry



Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia

ser achado numa só rosa.

Antoine de Saint-Exupéry


A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste.

Antoine de Saint-Exupéry


O Homem distingui-se dos homens. Nada se diz de essencial acerca da catedral se apenas falarmos das pedras. Nada se diz de essencial a respeito do Homem se procurarmos defini-lo pelas qualidades humanas.

Antoine de Saint-Exupéry












A UTOPIA ESTÁ LÁ NO HORIZONTE

"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar"

Eduardo Galeano
Escritor Uruguaio

***

ATOS INFRACIONAIS E MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS



E ASSIM SE PASSARAM DEZ ANOS

E Assim se passaram dez anos... sem a sua presença física... sem o seu sorriso.
Um momento congelado, o absoluto silêncio e a inércia do seu corpo.
Em seguida, o transcorrer incessante dos dias, meses e anos
A dor, a saudade e a angústia de não mais de te ver.

A saudade boa me traz a lembrança de você jogando ou fazendo ás suas brincandeiras
O distanciamento do dia da sua partida a cada dia
Mas a sua lembrança cada dia mais forte
Quantas coisas aconteceram nesses dez anos, e você não pôde estar conosco para compartilhar

Quantas saudades eu senti e chorei...
O Alvorecer do ano 2000 e os grande e pequenos acontecimentos que marcaram e que você não presenciou
O crescimento gradativo de seu filho, que já é um homem e você que sempre sonhou por esse momento, mas o destino não permitiu que você o acomapnhasse
Onde está você agora? Porque silenciou? Onde está o seu sorriso e a sua voz?
O amor fraterno é eterno e viverá sempre dentro de mim.



Marcos Bandeira – janeiro 2010

A DOR DA SAUDADE


O TEMPO PASSA INCLEMENTE

E O DIA DA PARTIDA NÃO DISTANCIA

MAS A DOR QUE INVADE, ANGUSTIA

E VOCE PERMANECE INERTE E SILENTE



ONDE VOCE ESTÁ AGORA?

TEU SORRISO, TEUS PROBLEMAS

E TEUS SONHOS?

CÁ DENTRO, PENSO SEMPRE NA SUA VOLTA

E FICO TRISTONHO

POIS VOCE NÃO VEM E O MEU CORAÇÃO ABRASADO CHORA



A VIDA JÁ NÃO TEM A MESMA GRAÇA

E A DOR DA AUSÊNCIA

FERE E PENETRA PROFUNDO

MAS O TEMPO, INDIFERENTE

SIMPLESMENTE PASSA



ALGO NA RUA OU NO INFINITO

ME LEMBRA VOCÊ

E AS LÁGRIMAS DENUNCIAM

A SAUDADE INCONTIDA

QUE ME TRAZ A LEMBRANÇA BOA

QUE EU GOSTO DE TER



MARCOS BANDEIRA – 19.02.2000( POUCO MAIS DE DOIS MESES DEPOIS DA MORTE DE SEU QUERIDO IRMÃO, MARCELLO BANDEIRA).



O FAMIGERADO HORÁRIO DE VERÃO


O Estado da Bahia, após sucessivos estudos técnicos comprobatórios da insignificância da economia obtida com a implantação do “horário de Verão’, resolveu não adota-lo . A maioria da população baiana aprovou a decisão, pois assim não precisaria acordar mais cedo para ir ao trabalho e nem se submeter a correria desenfreada de pagar as contas mais cedo nos bancos ou outros estabelecimentos congêneres. Ledo engano. A Bahia, em que pese está fora do famigerado “horário de verão”, sofre todos os seus efeitos, como se de fato o tivesse adotado.

Os baianos já não conseguem monitorar o seu tempo, pois quando pensam em pagar suas contas já não encontram estabelecimentos bancários abertos. Os telejornais locais e o Jornal Nacional pouca gentes assiste, pois se perdeu a noção do tempo. As donas de casas e quem gostam de novelas também já não mais as acompanham, pois o horário não é mais controlado por você, mas ditado pelas forças hegemônicas do capital financeiro . Várias atividades de nosso dia-a-dia estão vinculadas ao todo poderoso “horário de verão”. Pasmem! Até por ocasião do tão esperado “revelion”, tivemos que acompanhar passivamente os festejos de “novo ano” dos Estados que adotaram o horário de verão, para depois então, já sem graça, comemorarmos o novo ano que há houvera iniciado em quase todo o Brasil.

Não há dúvida de que estamos afetados e sofrendo todos esses efeitos. Indaga-se: porque? Porque será que o capital invisível ou os grandes conglomerados financeiros fazem preponderar seus objetivos sobre os interesses, a cultura e os hábitos locais? Porque o espaço geográfico em que vivemos com todos os seus interesses locais deve se render aos interesses dos macroatores da globalização, de que nos falou o intelectual Milton Santos em sua excelente obra “ Por uma Nova Globalização”. Diz Milton Santos:

“ Nas condições atuais, as lógicas do dinheiro impõem-se àquelas da vida socioeconômica e política, forçando mimetismos, adaptações, rendições. Tais lógicas se dão segundo duas vertentes: uma é a do dinheiro das empresas que, responsáveis por um setor de produção, são, também agentes financeiros, mobilizados em função da sobrevivência e da expansão de cada firma em particular; mas, há, também, a lógica dos governos financeiros globais, Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial...No território, a finança global instala-se como a regra das regras, um conjunto de normas que escorre, imperioso, sobre a totalidade do edifício social, ignorando as estruturas vigentes, para melhor poder contrariá-las, impondo outras estruturas...A tirania do dinheiro e tirania da informação são os pilares da produção da história atual do capitalismo globalizado”

Porque essa velocidade espantosa em nossa realidade? Porque essa competitividade selvagem, perversa, excludente: a que servem tudo isso? Milton Santos reponde categoricamente: “ A velocidade atual e tudo que vem com ela, e que dela decorre, não é inelutável nem imprescindível. Na verdade, ela não beneficia nem interessa à maioria da humanidade. Para quê, de fato, serve esse relógio despótico do mundo atual? As crises atuais são, em última análise, uma resultante da aceleração contemporânea, mediante o uso privilegiado, por alguns atores econômicos, das possibilidades atuais de fluidez. Como tal exercício não responde a um objetivo moral e, desse modo, é desprovido de sentido, o resultado é a instalação de situações em que o movimento encontra justificativa em si mesmo – como é o caso do mercado de capitais especulativos -, tal autonomia sendo uma das razões da desordem característica do período atual”.

Como se infere, esse sistema – globalização – é perverso, despótico e excludente, pois aumenta o número de pobres e ignora os interesses e as peculiaridades locais – o meio ambiente, a pobreza, a segurança e justiça, o sistema de transporte, a educação, a saúde, áreas de lazer e esporte, o trabalho, vida familiar e comunitária – que constituem a “vida” das pessoas que habitam determinado lugar, sem falar nas suas manifestações culturais e artísticas. Os interesses monetário e financeiro do Estado e dos atores hegemônicos do capital sobrepõem a todos esses interesses e valores locais. È a tirania do capital globalizado. O ser humano é secundário, pois o importante é como obter maiores lucros. Observem ao final de cada ano o resultado das instituições financeiras, sempre apresentando resultados melhores do que o ano passado, comemorando lucros exorbitantes. É o “ter” valendo mais do que o “ser”. Indaga-se: e qual foi o ganho de sua cidade? Ou qual foi o ganho de uma criança, ou o seu como pessoa? Foi nesse contexto que o STF já se posicionou, inclusive com fulcro na Súmula 419, como se observa:

ADMINISTRATIVO. HORARIO BANCARIO. PREFEITURA MUNICIPAL. BANCO CENTRAL.

1 - ESTÁ SUMULADO (419 - STF) QUE A FIXAÇÃO DO HORARIO DE FUNCIONAMENTO, TANTO O INTERNO QUANTO O EXTERNO, DE ESTABELECIMENTOS BANCARIOS, É DA COMPETENCIA DA UNIÃO, DEVENDO OS MUNICIPIOS, A ESSE RESPEITO, OBSERVAREM O ESTATUIDO NA LEGISLAÇÃO FEDERAL.

2 - NÃO HA DE SE RECONHECER, NA ESPECIE, PECULIAR INTERESSE DO MUNICIPIO, QUANDO HA VALORES DE ORDEM NACIONAL A SOBREPUJA-LO.

3 - LEI MUNICIPAL QUE FIXA HORARIO BANCARIO, SE CONFLITAR COM DETERMINAÇÕES DO BANCO CENTRAL, INVADE COMPETENCIA NORMATIVA RESERVADA A ORGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, PELO QUE SE CONFLITA COM A CONSTITUIÇÃO.



Não se ignora a importância do capital para o desenvolvimento de uma cidade, de um Estado ou de um país, entretanto, não podemos permitir que a tirania do capital globalizado seja mais importante do que nossas próprias vidas e que afete tão violentamente o cotidiano de nossa própria cidade. O horário de verão revela uma faceta perversa da globalização - essa tirania financeira -, mas não há mal que dure eternamente, já dizia o poeta, e em breve as coisas voltarão ao normal. As pessoas não precisarão correr tanto, podendo, inclusive, ter um tempinho para parar na esquina e saborear uma água de côco, ou degustar um bom papo, jogar futebol, namorar, ou mesmo assistir normalmente os telejornais, ler um bom livro, trabalhar e pagar suas contas...êpa, já são 15 horas, o banco já encerrou expediente, agora só posso pagar amanhã e ... com juros.



MARCOS BANDEIRA*



* Marcos Bandeira é juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Itabuna e professor de Direito da UESC.