sexta-feira, 9 de outubro de 2009

POR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

POR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA


O momento atual é oportuno e instiga à reflexão sobre a qualidade de nosso mundo e do mundo que idealizamos para os nossos filhos, netos, enfim para as futuras gerações. É preciso urgentemente revitalizar nossos rios, ampliar as áreas verdes de nossas cidades, reduzir o stresse provocado pela desenfreada poluição sonora, diminuir os níveis de monóxido de carbono despejados cotidianamente no ar, diminuir o número de veículos circurlando diariamente nas médias e grandes cidades. Na verdade, o problema não está distante de nós, ele está presente em nosso dia-a-dia e por isso torna-se imperativo que voltemos o nosso olhar para o nosso município, para o lugar onde moramos, no sentido de reivindicarmos e lutarmos pelo direito constitucional de usufruirmos de um meio ambiente sadio e equilibrado.

Torna-se imperativo para tal desiderato que não somente reclamemos ou exteriorizemos nossas idéias, mas sobretudo que modifiquemos nossas atitudes e hábitos, primando precipuamente pelo nosso bem estar físico, intelecutal, moral e espiritual. Sabe-se que é difícil a mudança de comportamento, principalmente quando a mudança mexe com o seu cotidiano. O ser humano sempre cria uma resistência natural por aquilo que é novo, diferente.

Em algumas cidades européias, como Amsterdam, Lyon, Berlin, Barcelona e Paris é comum a prática do “ el bicing” , ou seja, é prática habitual pessoas de diferentes áreas e sexos, impecavelmente vestidos e pedalando suas bicicletas para seus locais de trabalho e para suas residências. Nesses lugares, inclusive, há “tour” de bicicletas organizado por agências de viagens com grande procura.

Se um dia pudermos deixar nossos veículos em casa e dirigirmos para nossos ambientes de trabalho ou para escola de bicicleta já seria certamente um grande avanço em nossa qualidade de vida. Alguns poderão objetar que andar de bicicleta em nossa cidade representa um grande risco à nossa integridade física, em razão da ausência de ciclovias ou espaços adequados e seguros. A assertiva é verdadeira, mas precisamos mudar isso.

Na Argentina há um projeto de lei que deverá ser aprovado no início do governo de Cristina.........., que cria o sistema de transporte público de bicicleta, pelo qual serão construídos inúmeros terminais ligados a ciclovias espalhadas por toda Buenos Aires, propiciando que os hermanos portenos possar pedalar suas bikes entre seus domicílios e seus lugares de trabalhos ou qualquer outro ponto, com segurança e com respeito ao meio ambiente, livrando-se dos terríveis congestionamentos.

Precisamos urgentemte pensarmos sobre essa possibilidade em nossa cidade. Porque Não? Precisamos reivindicar a construção de ciclovias e espaços adequados para o ciclista. Essa é apenas uma alternativa para melhorar um pouco o nosso meio ambiente. É também preciso ampliar as áreas verdes e de esporte em nossa cidade, principalmente, nos bairros periféricas da cidade. È imperativo que preservemos nosso rios( nosso tão combalido rio cahoeiras) e bacias hidrográficas. Precisamos combater o ruído excessivo que faz muito mal à nossa saude. Na verdade, não basta expormos nossas idéias e construirmos uma conscientização sobre a questão ambiental. Isso é importante, mas não é suficiente, pois precisamos transformar a realidade de nossas cidades enquanto é possível, e para isso é necessário que mudemos de atitude, enfim que coloquemos em ação nossas idéias, lutando incansalmente pela existência de uma melhor qualidade de vida em nossa cidade.

Marcos Bandeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário