sexta-feira, 9 de março de 2012

MULHERES: Uma breve viagem pela história

Mulheres: Uma breve viagem pela história





Muitas mulheres se destacaram pela luta do direito de igualdade, contudo, destacarei aquela que foi considerada “A Mãe dos Direitos Civis” para iniciar a nossa viagem.

Esta mulher foi ROSA PARKS que no dia 1º de dezembro de 1955 se negou a ceder a um branco o seu assento num ônibus, permitindo assim que o Pastor Norte- Americano Martin Luther King pudesse sonhar, e, hoje, um negro se sentasse não na cadeira de um ônibus, mas na do cargo mais importante do mundo: a cadeira de Presidente dos Estados Unidos da América - O Presidente Barack Obama.

Outra mulher que também merece destaque é Olympe de Gouges, francesa, revolucionária, jornalista e escritora. Ela foi a primeira mulher a defender publicamente a igualdade de sexos. Em 1791, durante a revolução francesa, escreveu a declaração dos direitos das mulheres e da cidadã, o que lhe custou a vida, sendo guilhotinada na Praça da Revolução, em Paris.

Na antiguidade, as mulheres não eram consideradas pessoas, mas sim, propriedades, e muitas vezes tinham situação civil análoga a de escravos. Na Grécia, os espartanos viam na mulher a origem de uma raça forte que tinha como único objetivo a procriação, cujos filhos teriam que ser belos e sadios.

A libertação da mulher desse sistema, que se arrastou através dos séculos, deve-se ao cristianismo e aos homens de pensamento.

O Ministério de Jesus foi marcado pelas mulheres. Ele mudou os costumes da época, mantendo diálogos público com elas, causando muita insatisfação.

Corajosamente, as mulheres acompanharam Cristo em toda sua trajetória, da concepção à crucificação. Enquanto os homens O traíam ou fingiam não conhecê-Lo, elas foram fieis ao Mestre até o fim da sua vida terrena.

Maria de Nazaré, mesmo sabendo que poderia ser apedrejada por engravidar sem estar casada, aceitara ser a mãe do Salvador. Ela O incentivou no seu primeiro milagre nas bodas de Canaã da Galiléia ( transformação da água em vinho).

As mulheres povoaram as parábolas e as ilustrações de Jesus, e Ele, muitas vezes, fez milagres em benefício delas. Maria, de Betânia, e Marta eram irmãs de Lázaro, a quem Jesus fez reviver. Ao ressuscitar, Jesus primeiro apareceu para as mulheres e pediu-lhes que anunciassem aos apóstolos a sua ressurreição.

Na metade do século XIX, algumas mulheres começaram a reivindicar por seu direito à educação. O ensino proposto só admitia meninas na escola de 1º grau, sendo que estudos de grau mais alto eram somente destinados aos meninos.

Em 1952, foi realizada, no Rio de Janeiro, a primeira Assembléia Nacional de Mulheres, na qual se discutiam os seus direitos.

Em1893, a Nova Zelândia se tornou o primeiro país a garantir o sufrágio feminino. No Brasil, em 1927, um Estado Nordestino, o Rio Grande do Norte, foi pioneiro na conquista do voto feminino. E assim, Celina Guimarães Viana, professora em Mossoró,RN, consagrou-se como a primeira eleitora inscrita no Brasil.

Ainda, nesse mesmo Estado (RN), em 1928, Alzira Soriano, primeira mulher a ocupar um cargo eletivo no Brasil, foi eleita prefeita de Lajes, não terminando o seu mandato em decorrência da anulação dos votos de todas as mulheres pela Comissão de Poderes do Senado. Em 1934, a cidade de São João dos Patos, no Maranhão, elege a segunda prefeita do Brasil. A partir de então, as mulheres passaram a ocupar cargos eletivos no cenário nacional.

Vale lembrar, a título de curiosidade, que em 1871 a princesa Isabel tornou-se senadora. A carta constitucional, vigente à época, determinava que “os príncipes da Casa Imperial seriam senadores por direito”, e assim teriam assento no Senado quando alcançassem a idade de vinte e cinco anos.

Em 2002, uma mulher, pela primeira vez, é nomeada para a Suprema Corte. Ellen Gracie Northfleet toma posse como Ministra do Supremo Tribunal Federal, sendo eleita pelos seus pares em 2006 para assumir a presidência dessa Corte.

Hoje, o que outrora parecia utopia é uma realidade e, para gáudio dos brasileiros e brasileiras, temos uma mulher ocupando aquela mesma cadeira que outrora fora de seus opressores (Presidentes da Revolução): a Presidenta Dilma Rousseff .

A vocês, mulheres, dedico este poema:

MULHER

Deus nos deu o dom de gerar vidas.

Existe coisa mais linda nessa lida?!

Continue lutando pelos seus direitos.

Para conquistá-los, não se distancie da sua vida familiar.

Não queira, também, que o homem ocupe o seu lugar.

Ah! Você pode ser Magistrada, Parlamentar

E até o cargo de Presidenta da República você pode conquistar.

Mas a doçura e a bondade, peculiar à maternidade,

Dessas conquistas, a mulher jamais poderá se afastar.

É preciso não perder o endereço de Deus,

Tampouco do seu lar,

Pois se isso acontecer estará perdida em si mesma

E bem distante da paz familiar.

A mulher que assim pensa,

Pode conquistar a terra e o mar,

E até as estrelas se o BOM DEUS desejar.

Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” Cora Coralina. 1889 /1985,

Autora: Ivanoy Couto

E-mail ivanoycouto@gmail.com

06/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário