sábado, 7 de maio de 2011

VARA DA INFANCIA E JUVENTUDE DE ITABUNA REALIZOU COM SUCESSO AS AUDIENCIAS CONCENTRADAS

VARA DA INFANCIA E JUVENTUDE DE ITABUNA REALIZOU COM SUCESSO AS AUDIÊNCIAS CONCENTRADAS.






Na sexta-feira, dia 06 de maio do corrente ano e durante todo o dias foram realizadas diversas audiências no Abrigo denominado SOS Canto da Criança, situado no Bairro da Califórnia,Itabuna, com o objetivo de definir a situação de cada criança abrigada, como exige a nova Lei de Adoção. Os trabalhos presididos pelo Juiz Titular da Vara da Infância e Juventude de Itabuna, Marcos Bandeira, começaram por volta das 9hs e se estenderam até as 18hs, contando ainda com a participação do Promotor da Infância, Alan Gois, do advogado Marcos Leite, dos serventuários da Justiça, conselheiros tutelares, equipe técnica da Vara da Infancia, representante da Assistência Social do Município e do CREAS, além dos pais biológicos e pretendentes à adoção.

Durante as audiências foram impulsionados diversos processos, principalmente de destituição de poder familiar, sendo proferidas duas sentenças de adoção e uma de guarda. Ao final 05 crianças foram desabrigadas, sendo 04 adotadas e uma reintegrada à família extensiva. Duas irmãs, já com idades avançadas para serem adotadas – uma com 10 anos e a outra com 7 anos, ainda continuarão no SOS até o dia 10 de maio próximo, quando serão entregues a um casal italiano, que ingressou com o pedido de adoção internacional na Vara da Infancia e Juventude de Itabuna. As crianças serão submetidas a um estágio de convivência de 30 dias com o casal pretendente, a ser cumprido na Comarca de Itabuna. Depois de cumprido o estágio de convivência, o juiz analisará o relatório psicossocial a ser elaborado pela equipe técnica e o parecer do Ilustre Promotor de Justiça, para decidir sobre a adoção.

Ao final dos trabalhos, o juiz Marcos Bandeira afirmou o seguinte: “ o trabalho é árduo, desgastante, mas é compensador. Hoje conseguimos retirar 05 crianças do abrigo e inseri-las numa família. Esse é o nosso combustível. A possibilidade de transformar a vida dessas crianças , dando uma família e dignidade, não tem preço . Ao mesmo tempo, despachamos vários processos de crianças abrigadas. Aqui você tem a possibilidade de ficar “cara a cara” com a criança, e acaba se sensibilizando com a situação dela. A tendência natural é procurar agilizar e definir o mais rapidamente possível a situação de cada criança”, finalizou.

Algumas crianças e famílias serão acompanhadas e receberão auxílio e orientação da assistência social do Município de Itabuna, do Conselho tutelar e do CREAS. Todos os atores, conselheiros tutelares, representante da assistência social, agentes de proteção, serventuários, equipe técnica, funcionários do abrigo e operadores do Direito participaram ativamente das audiências concentradas. Ao final dos trabalhos foi executado um projeto de autoria do juiz Marcos Bandeira, denominado “ Meu Aniversário” , no qual é celebrado o aniversário de todas as crianças abrigadas nascidas nos meses de abril e de maio, como forma de elevar a auto estima e dar dignidade a esses seres carentes, que muitas vezes, em face da violência familiar sofrida, não sabem nem o dia que nasceram. Foi celebrado o aniversário de 04 crianças, cujo evento teve como padrinhos a empresa Àguia Branca e o Dr. Marcos Leite. As próximas audiências concentradas deverão ocorrer no mês de agosto do corrente ano.

FONTE: gabinete da Vara da Infância e Juventude de Itabuna.



Um comentário:

  1. EXCELENTE TRABALHO REALIZADO POR TODOS OS PROFISSIONAIS QUE PUDERAM CONTRIBUIR DE FORMA DIRETA OU INDIRETA MAS QUE DE QUALQUER MANEIRA, RESULTOU NESTE LINDO TRABALHO QUE FOI GRATIFICANTE.

    Att: anderson a matos
    Coordenador do conselho Tutelar I

    ResponderExcluir