segunda-feira, 1 de junho de 2015

ROJETO SOCIAL DO BAIRRO DE FÁTIMA RESGATA TRADIÇÃO DE SÃO JOÃO

PROJETO SOCIAL DO BAIRRO DE FÁTIMA RESGATA TRADIÇÃO DE SÃO JOÃO








 
No último dia 29 de maio do corrente ano foi realizado um ensaio de quadrilha de São João, na Rua São Pedro, no final do Bairro de Fátima, Itabuna e que contou  com a participação de crianças e adolescentes. O Projeto Social " Jovem de Ação" tem aproximadamente cinco anos e tem como seu grande mentor e organizador, o jovem " Zinho do Bairro de Fátima", que acredita na promoção do ser humano e na força da comunidade para combater a criminalidade. A quadrilha de São João composta por aproximadamente 45 pessoas, entre crianças de cinco, seis, sete anos de idade  até adolescentes de 14 anos de idade,  começou o  seu belíssimo ensaio por volta das 19hs, na própria Rua São Pedro, que foi interditada pelos próprios organizadores do evento. Os movimentos coreográficos protagonizados pelos integrantes da quadrilha empolgaram todos os presentes, entre moradores do próprio Bairro e convidados, levando alguns ao delírio, tamanha a magia que irradiava dos passos e das danças típicas do São João Tradicional . As crianças e adolescentes, normalmente oriundas de famílias simples e localizadas no próprio Bairro de Fátima, antes do início do ensaio e como prelúdio, cantaram, como se fosse um coral, músicas populares brasileiras, numa vibração e harmonia impressionantes, ao som do violão e voz de um dos integrantes do projeto.
O organizador do projeto, Zinho do Bairro de Fátima, disse que também utiliza o futebol como instrumento de inclusão social, utilizando o mesmo espaço que hoje ainda é utilizado por traficantes de drogas, por acreditar que à medida que a comunidade, crianças, adolescentes e jovens vem ocupando esses espaços, acabam afastando os meliantes. Entre os convidados de "Zinho" estavam o Juiz da Vara Infância e Juventude de Itabuna, Marcos Bandeira e sua esposa, Rosana Bandeira, que ficaram encantados com o projeto Social e entusiasmado com o resgate dessa tradição cultural por crianças e adolescentes. O Juiz Marcos Bandeira, ao final da apresentação dirigiu algumas palavras aos presentes e afirmou o seguinte: " estou saindo daqui encantado com o que eu vi. Achava que essa tradição antiga de quadrilhas de São João não existia mais. Este projeto é uma iniciativa isolada dos próprios moradores do Bairro, capitaneados por Zinho, sem qualquer incentivo do Poder Público. Fiz uma viagem agradável a minha infância e relembrei das quadrilhas de São Joao que participei ou assisti. Creio que essa é uma das melhores formas de combater a violência, promovendo a criança, criando as condições para que  crianças e adolescentes brinquem e estudem, afastando-os do assédio do traficante de drogas e promovendo a sua inclusão social",  finalizou. Rosana Bandeira, que é coordenadora pedagógica do Grapiúna Cidadão, afirmou " que as coreografias protagonizadas pelas crianças e adolescentes me levaram a minha infância. O projeto social de Zinho está de parabéns por esse resgate dessa tradição cultural. Sem dúvida alguma, a promoção social e a força da comunidade fazem a diferença para semear a cultura da paz", concluiu . Zinho foi convidado pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Bandeira,  para apresentar a quadrilha de São João nas dependências do Grapiúna Cidadão, unidade executora das medidas socioeducativas em meio aberto da comarca de Itabuna para adolescentes em conflito com a lei, o que deve acontecer antes da festa de São João.


4 comentários:

  1. Parabens , que esse projeto só venha a crescer mais e mais sempre. O juiz, Marcos Bandeira, e sua esposa, Rosana Bandeira, estão de parabéns pelo apoio.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo apoio esse grupo merece tem conceito nas periferias vida nova Pedro fontes M Cristo st Inês Fátima seu quem é o líder deles garoto bom ...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado família Bandeira pela força nos jovens de ação ficamos muito grato pela sua presença e força...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns juiz M Bandeira esse grupo JDA e lindo o líder deles mais ainda kkk esse trabalho e verdadeiro pena não ter apoio continua lutando....

    ResponderExcluir